CONSUMO CONSCIENTE

CONSUMO CONSCIENTE É
O ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não exceder as necessidades. Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente.

USO CONSCIENTE DE ÁGUA

No banho

Em um banho de ducha de 10 minutos, gastamos, em média, 160 litros de água. Se, na hora de se ensaboar ou lavar os cabelos, você fechar o chuveiro, poderá economizar, em um ano, cerca de 30 mil litros de água!

No vaso sanitário

Nunca use o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro, joga fora, sem necessidade, água limpa e tratada.
Na pia ou na banheira
Não deixe a torneira pingando e escove os dentes com a torneira fechada.

Uma torneira pingando pode parecer algo inofensivo e até corriqueiro, comum, mas significa um grande desperdício. Por exemplo: se ela pinga, em média, um pouco mais de uma gota por segundo, em um dia pode desperdiçar 46 litros d’água.

USO CONSCIENTE DO PAPEL

Antes de imprimir o texto, revise-o na tela do computador;
Aproveite os dois lados do papel para escrever e imprimir;
Reutilize as sobras de papel para fazer rascunhos e anotar bilhetes;

Dê preferência ao correio eletrônico, assim você não desperdiça papel;
Compre papel e produtos reciclados;
Prefira os produtos que utilizam pouca embalagem ou embalagens reutilizáveis ou recicláveis.

USO CONSCIENTE DA ENERGIA

Lâmpada - use lâmpada fluorescente, afinal, a troca da incandescente por esta proporciona economia de 15% na conta de luz;

Equipamentos novos - troque equipamentos antigos pelos sistemas novos e eficientes. Uma boa dica é ficar atento ao Selo Procel de Economia, pois ele indica os equipamentos com os melhores índices de eficiência energética em suas categorias.

Eletroeletrônicos - desligar o computador, a televisão, o aparelho de som ou qualquer eletrônico quando ele não estiver sendo usado.
Geladeira - quando for abrir a geladeira, retire de uma só vez todos os alimentos que necessitar e evite guardá-los quentes no refrigerador ou no freezer. Além disso, regule o termostato adequadamente e verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado, para evitar a fuga de ar frio.

 Chuveiro - não se prolongue no banho e não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento de consumo.


Comentários