FEAM - FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MAIRI REALIZA REUNIÃO PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO

Na manhã desta sexta-feira, 31 de maio de 2013, a FEAM – Federação das Associações do Município de Mairi realizou uma reunião para discutir a situação da saúde no município.
Estiveram presentes Ana Célia, (Secretária de Saúde do município de Mairi), Rodrigo Franco, (Diretor do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães), Sr. Petrúcio Bandeira (presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas), vereadores do município e vários representantes/presidentes de associações para integrar a pauta.
O evento foi realizado no auditório da Casa do Agricultor, onde sempre acontecem as reuniões da FEAM. Segundo João Filho, presidente da entidade, o grande objetivo da reunião é colocar a par os representantes e a população sobre a situação da saúde do município e discutir as ações para melhorias.




Na reunião a secretaria de Saúde de Mairi Ana Célia falou sobre as dificuldades com a falta de medico para o município de Mairi e no nordeste brasileiro em geral. Segundo ela, os médicos não querem trabalhar no interior. Ela ressaltou ainda que a falta de medico é um problema que hoje já afeta o Governo Federal e que a presidente Dilma está enviando para a Câmara um projeto de Lei para trazer médicos de fora para trabalharem no Brasil.
A secretária aproveitou o momento para divulgar que a ambulância do SAMU – 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Mairi que em breve ira integrar os serviços de saúde do município.
Ana Célia falou também sobre a regulação e foi enfática em dizer que não é problema do hospital de Mairi, e sim um problema do sistema de regulação do estado que não tem leitos suficientes para atender. Complementou que o paciente só pode deslocar-se sobre a responsabilidade do hospital para Salvador ou Feira de Santana, quando a regulação informar o hospital que já tem um leito vago e garantido.
Ainda em seu discurso a secretaria do município fez questão de ressaltar a importância da parceria firmada com o hospital Luís Eduardo Magalhães e pelo comprometimento e profissionalismo apresentados pela Pró Saúde frente à gestão da unidade.


Confira o depoimento na integra acessando o link: 

Em seu discurso a diretoria HDLEM fez uma retrospectiva da gestão e falou sobre as dificuldades encontradas no inicio dos trabalhos com a falta de material, equipe medica não formatada dentre outros fatores que gradativamente foram sanados com muito trabalho.
O Diretor ressaltou que hoje o hospital está mais estruturado e que ações estão sendo planejadas para melhorar a unidade atendendo as necessidades da população.
A iniciativa da Federação fui muito elogiada pela Diretoria do HDLEM, pois ações como esta melhoram o acesso a informação tanto para os representantes do município quanto para a população que buscam os serviços de saúde. Para finalizar o mesmo destacou a louvável parceria com o município que esta sendo geradora de resultados positivos para saúde da população de Mairi e região.


Segundo o vereador Alan, o hospital deveria ter um anestesista 24h e residindo em Mairi, pois ressalta que 50% dos problemas seriam sanados com esta metodologia.
Outro fator abordado pelo vereador foi em relação a regulação do estado que não funciona adequadamente. Segundo ele, o paciente não pode ser transferido porque não há leitos disponíveis. Ele disse que deu uma sugestão para a Secretaria de Saúde de Mairi para disponibilizar uma assistência jurídica para as pessoas que necessitarem de intervenções.















Comentários