OUTUBRO ROSA: HDLEM REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

No mês mundial de conscientização sobre a doença o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães promoveu  atividades visando alertar os usuários sobre a prevenção ao câncer de mama e os riscos que a doença pode trazer.
A campanha foi aberta com a distribuição de cartões aos funcionários do HDLEM, enfatizando a importância da realização da mamografia, com bottom da Pró Saúde e laço rosa que simboliza a campanha. Durante todo o mês de outubro o laço rosa fez parte do fardamento mostrando aos pacientes e usuários que o HDLEM apoia o movimento Outubro Rosa.
Outubro Rosa é um movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico que é o mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas, além de exames clínicos e laboratoriais que auxiliam a estabelecer o diagnóstico preciso. As mulheres mais jovens também têm opção que é a ultrassonografia mamária. O auto-exame é importante, mas os médicos lembram que muitos tumores não são fáceis de detectar assim. Por isso, a consulta ao mastologista é importante. A campanha no HDLEM teve foco maior nas mulheres que passaram por exames ginecológicos na unidade. Durante o mês de outubro, semanalmente  foram realizadas Salas de Espera com o tema “Auto Exame da Mama”, com palestras ministradas pelas Enfermeiras da equipe multidisciplinar abordando sobre sintomas, diagnóstico, tratamento, apoio psicológico e esclarecendo dúvidas. Houve distribuição de informativos sobre o tema e em todas as palestras destacou-se que o diagnóstico precoce é determinante para a cura e que é fundamental o cuidado com a saúde.




Segundo a Assistente Social, Auristela Loula, o objetivo do evento é alertar as pessoas sobre a importância da conscientização, da realização de exames, além de ampliar o conhecimento dos pacientes e familiares no que diz respeito à prevenção do câncer de mama.







“Como profissional desta instituição, gostaria de parabenizar a excelente iniciativa do HDLEM na participação do Outubro Rosa. A principal finalidade foi chamar à atenção dos participantes quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama; a adesão da população foi significativa para abrilhantar os próximos eventos.” (Enfª Bruna Rafaela Rios)

 


  
“Foi muito gratificante participar da campanha Outubro Rosa, notei interesse do público presente e que apesar de ser um tema conhecido e divulgado ainda há pessoas que têm difícil acesso às informações.” (Enfª Emanuelle Oliveira)









A enfermeira Edna Barbosa destacou a motivação que as atividades despertaram nos participantes, visível nos comentários e na demonstração de interesse em busca da prevenção.








“Quero parabenizar o HDLEM pela adesão à Campanha do Outubro Rosa, pois o índice de mulheres e homens diagnosticados com essa doença é assustador, sendo assim, o trabalho de orientação e conscientização é de grande e significativa importância”. (Enfª Cíntia Salomão)
















HDLEM unindo forças pela saúde da mulher!

Comentários