DEPARTAMENTO DE PESSOAL FAZ APRESENTAÇÃO DO “E-SOCIAL”

O Departamento de Pessoal do HDLEM fez apresentação do sistema eSocial, em reunião com os gestores da unidade.
O eSocial é uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério da Previdência (MPS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
Todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais sobre qualquer forma de trabalho contratada no Brasil farão parte do eSocial, que eliminará uma série de informativos enviados atualmente pelas empresas a vários entes do governo, como a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social), o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), a GPS (Guia da Previdência Social) e a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte).
O projeto abrangerá, além da escrituração da folha de pagamento, eventos como a contratação de funcionários, alterações posteriores de cargos, horários, rescisões de contrato, ações trabalhistas e dissídios, entre outros, que serão enviados ao governo para um único repositório digital.
“O e-Social é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Para adequarmos a nossa Unidade ao que o e-Social exige, precisaremos adotar algumas rotinas que terão impacto direto na vida funcional, na organização, no comprometimento, na dinâmica das ações e na competência de execução das tarefas designadas. Comprometimento e competência serão palavras chaves para a avaliação de todos.” Explanou a Sra. Noemara Sena (responsável pelo setor).








Comentários