INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

A chamada Lei de Cotas (Lei 8.213 de 24 de julho 1991) garante oportunidades de emprego a pessoas com deficiência. Conforme a regulamentação, empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar 2% de suas vagas para pessoas com deficiência. Para as que têm de 201 a 500 empregados, a cota é de 3% e, para as que têm de 501 a mil cooperados, de 4%. Companhias acima disso não devem ter menos de 5%.
As maiores dificuldades que as empresas encontram ao incluir pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários são a falta de capacitação, o preconceito, o desconhecimento do tema e a falta de acessibilidade. Contudo as conquistas desde sua aprovação foram muitas: a conscientização da sociedade, a mobilização de organizações, o avanço no tratamento das pessoas com deficiência, a melhoria na autoestima e na qualidade de vida, melhoria da acessibilidade e investimento na capacitação desses indivíduos. A inclusão, não significa apenas a oferta de salário, mas também a oportunidade de reabilitação social e psicológica.

NOVOS COLABORADORES RELATAM EXPERIÊNCIA NO HDLEM

Ranaelson dos Santos:
“De fato uma nova experiência, e essas sempre trazem uma grande expectativa. Porém o convívio com os demais colegas está sendo agradável, me sinto acolhido; havia trabalhado com o público, mas aqui o atendimento é maior e constate. Por ter uma limitação visual, algumas vezes não me foi dada oportunidade. Mas essa limitação não diminuiu a vontade de desenvolver minhas habilidades e hoje, aqui no HDLEM tenho a oportunidade de mostrar que mesmo aqueles que são portadores de alguma necessidade especial tem sim potencial para o mercado de trabalho. As empresas que dão oportunidade à pessoa com alguma deficiência estão valorizando esse profissional, contribuindo para sua autoestima. Para todos deixo a mensagem de que nunca desista de lutar por seus objetivos e encarar novos desafios, todos nós somos capazes de grandes realizações.”

Josileide S. Silva:
 
“Nunca imaginei trabalhar em um ambiente hospitalar, está sendo uma experiência única e estou gostando muito. Adquiri novos conceitos, pois ao vir trabalhar aqui pude ver como realmente funciona um hospital. Agradeço a oportunidade e o acolhimento.”




Comentários