DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR – SAÚDE DOS OLHOS É COISA SÉRIA

10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular, data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e reconhecida pelo governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, para alertar a  população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico e de manter saudável  esse que é um dos mais importantes meios de comunicação que temos com o ambiente. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que 285 milhões de pessoas em todo o mundo possuem deficiências visuais, e 45 milhões são cegas. Cerca de 80% dos casos de cegueira são causados por doenças tratáveis, como catarata e glaucoma. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a previsão é que em 2020 o número de cegos no planeta chegue a 76 milhões de pessoas.
Alguns hábitos diários podem ser adotados para evitar problemas com a visão:
· Faça pausas regulares, ao usar computadores e smartphones, para descansar a visão;
· Cuidado com maquiagens que podem provocar alergias! Confira sempre o prazo de validade;
· Faça exame de rotina anualmente com um oftalmologista;
· Ao se expor ao sol por longos períodos use óculos de sol;
· Na piscina use óculos de proteção;
· É importante lavar os olhos com água diariamente, além de não esfregar as mão sujas ou coçar os olhos;
· Para quem usa óculos é importante estar com eles ajustados, com o grau certo. Quem tem histórico de glaucoma na família, deve procurar o oftalmologista para exames rotineiros, após os 40 anos;
· É importante levar as crianças ao oftalmologista na fase da alfabetização. E, se você perceber uma mudança repentina em sua capacidade de ver, não espere até sua próxima visita, leve a criança ao médico para que os exames sejam feitos o mais rápido possível.
Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante.




Comentários