NÚCLEO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE/HDLEM: SEGURANÇA É UMA DIMENSÃO DA QUALIDADE

No mundo inteiro a nova visão de qualidade para hospitais está voltada para a segurança do paciente, redobrando os cuidados para evitar danos na prestação de seus serviços. As instituições de saúde vêm se habilitando no sentido de ofertar aos seus usuários um atendimento de qualidade.
O HDLEM entende que a confiabilidade deve ser um elemento essencial do atendimento de alta qualidade e investe em gestão e assistência necessárias para garantir a excelência nos serviços prestados. Neste sentido implanta o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) em consonância com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A equipe responsável pela composição do núcleo local participou da capacitação promovida pela Pró-Saúde (maio/2014, Salvador/BA). Desde então vem desenvolvendo ações como reuniões periódicas para avaliação ambiental e comportamental, discutir diretrizes e alinhar questões.
 “Segundo a RDC nº36/2013 (MS/ANVISA), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é “a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde. Um dos objetivos específicos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) é promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de riscos e de NSPs nos estabelecimentos de saúde. O NSP deve ser constituído por uma equipe multiprofissional, comprovadamente capacitada em conceitos de melhoria da qualidade e segurança do paciente e em ferramentas de gerenciamento de riscos em serviços de saúde. Preferencialmente, o NSP deve ser composto por membros da organização que conheçam bem os processos de trabalho e que tenham perfil de liderança.” (http://www.anvisa.gov.br).







Comentários