Pró-Saúde conquista novas certificações e amplia leitos em 2014

Organização Social faz um balanço de suas atividades no último ano; meta é crescer 20% em 2015


A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Organização Social de Saúde (OSS) sem fins lucrativos, fechou o ano de 2014 com novas unidades de saúde sob sua administração, em quatro diferentes Estados, ampliando o número de leitos no período, em comparação ao ano anterior. A entidade também trabalhou focada para aperfeiçoar práticas e realizar gestões que primam pela qualidade, segurança e humanização do atendimento.

Para isso, a Pró-Saúde realizou eventos e treinamentos voltados para sua equipe de colaboradores, nas diversas localidades onde atua, principalmente, abordando temas sobre segurança do paciente. Foram realizados cerca de 20 seminários e workshops em todo o país. O resultado foi a conquista de importantes certificações e prêmios específicos do setor.

Para o Diretor-Geral da Pró-Saúde, João dos Reis Pimentel, o ano de 2014 foi importante para a instituição, que trabalhou de forma efetiva para alcançar a eficiência operacional, dando ênfase à governança e modernização dos sistemas. “Todas estas medidas visaram às melhores práticas para um atendimento pleno aos usuários, além de promover a valorização de nossos colaboradores”, destaca Pimentel.

Crescimento

No ano passado, a Pró-Saúde passou a administrar cinco novas unidades de saúde, além de fechar contrato com outras duas, no município de Uberaba (MG), cujo trabalho iniciou-se em 1º de janeiro de 2015, com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Mirante e São Benedito.

Os outros projetos que passaram a ser atendidos pela entidade em 2014 foram: Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Valéria e Hospital Alayde Costa (Salvador, BA) — unidades próprias da entidade; UPA 24h Jardim Macarenko e PA Matão (Sumaré, SP); Hospital Público Estadual Galileu (Belém, PA) e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP).

“Em 2015, vamos aperfeiçoar ainda mais os processos, para alcançarmos a meta estratégia de crescer 20%”, reforça Pimentel.

          Número de atendimentos

A Pró-Saúde promove, diariamente, milhares de atendimentos nas unidades de saúde que administra em diversos estados da federação. Conheça os números em 2014 (janeiro a dezembro):
ü  Leitos: 2.784
ü  Pacientes atendidos diariamente (média): 635.363
ü  Internações: 99.379
ü  Cirurgias (incluindo cesarianas): 57.348
ü  Partos: 17.360
ü  Atendimento ambulatorial e de urgência: 2.520.099
ü  Exames: 5.748.960

 Prêmios e Certificações

O esforço da entidade para oferecer serviço de qualidade aos seus milhares de usuários foi destaque em 2014, com a conquista de importantes prêmios e certificações, reconhecidos nacionalmente. Entre os mais relevantes, destacam-se as acreditações, concedidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), conferidas aos seguintes hospitais administrados pela Pró-Saúde: o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), foi recomendado para a Certificação ONA Nível III (Acreditado com Excelência) ­– a máxima concedida pela instituição -, pois analisa os resultados e o impacto das intervenções na população atendida.

O Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA), obteve a Certificação ONA Nível II (Acreditado Pleno), que observa cuidadosamente o processo de assistência, e o Hospital de Urgência do Sudoeste de Goiás alcançou a Certificação ONA Nível I (Acreditado), cuja avaliação foca a segurança do paciente.

Já o Hospital Estadual Rocha Faria (RJ) recebeu a inédita chancela, tanto entre unidades públicas quanto particulares, de Hospital Amigo da Mulher e da Criança, pela maternidade administrada pela Pró-Saúde. O título é concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef para promover a qualidade e humanização na assistência materna e infantil.

A Pró-Saúde conquistou, também, quatro categorias do Prêmio Hospital Best, promovido pela Associação Brasileira de Marketing em Saúde. A entidade foi condecorada como Melhor Gestão de Organização Social, Hospital Destaque do Ano (Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer), Hospital Revelação do Ano (Hospital de Urgência da Região Sudoeste de Goiás), e Liderança Institucional do Ano (João dos Reis Pimentel, Diretor-Geral). A entidade também foi premiada pelo Grupo Mídia, na categoria Organização Social de Saúde. O prêmio é um reconhecimento nacional que retrata a competência e comprometimento das instituições em destaque durante o ano que passou.

Outros dois hospitais no estado do Rio de Janeiro, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer obtiveram o Prêmio Qualidade Rio (PQ Rio), baseado nas diretrizes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), nas categorias Prata e Bronze, respectivamente.

Além disso, as 21 equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Catanduva (SP), também administradas pela Pró-Saúde, foram avaliadas com ótimo desempenho pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde. Na avaliação, 16 unidades receberam a classificação “Muito acima da média” e cinco foram consideradas “Acima da Média”. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, apenas 15% das equipes avaliadas em todo o País receberam a classificação “Muito acima da Média”.

“A conquista das certificações e os prêmios recebidos pela Pró-Saúde em 2014 são, sem dúvida, fruto do trabalho sério de todos os colaboradores da entidade”, diz o diretor de Operações, Danilo Oliveira da Silva. “Nosso objetivo é expandir a excelência do atendimento a todas as unidades de saúde administradas pela entidade”, completa o diretor.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde possui quase cinco décadas de atuação e é uma das maiores instituições de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Presente em 12 estados e 31 municípios, tem sob sua responsabilidade quase três mil leitos e o trabalho de cerca de 20 mil profissionais, sendo 3,5 mil médicos.

A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

Comentários