COLABORADORES DO HDLEM PARTICIPAM DA CAMPANHA CONTRA GRIPE 2015

A Campanha Nacional de Vacinação Conta Gripe, em sua 17ª edição, teve como lema: “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”, reforçando o conceito de proteção. A vacina contra influenza disponibilizada pelo Ministério da Saúde é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Durante a campanha foram vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Os colaboradores do HDLEM também foram imunizados (dias 19 e 20/05), numa parceria do hospital com a Vigilância Epidemiológica do município de Mairi.
Medidas de prevenção
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Adoção de cuidados simples previne conta a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Fonte: Ministério da Saúde







Comentários