HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: GESTO SIMPLES QUE SALVA VIDAS!

Comprovadamente, a higiene das mãos evita a transmissão de microrganismos, protegendo pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde contra as infecções. Contudo, ainda é um hábito adotado com pouca frequência. Estudos apontam que o simples ato de lavar as mãos pode reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças como diarreia, resfriados e conjuntivite.
Neste sentido o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, em comemoração ao dia Mundial de Lavagem das Mãos (05 de maio), desenvolveu atividades no intuito de sensibilizar sobre a importância da lavagem das mãos: vídeos infantis, palestras, educativos, palestra e simulação foram desenvolvidos com os pacientes da ala pediátrica e seus acompanhantes.
A higienização das mãos é o quinto passo do Programa Nacional de Segurança do Paciente, criado pelo Ministério da Saúde para promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, tornando o ambiente hospitalar e as práticas do hospital mais seguras.



Comentários