SALAS DE ESPERA: UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM PROL DA SAÚDE

A sala de espera de uma Unidade Hospitalar é um espaço importante para a prática educativa de promoção da saúde, pois é nela que várias pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturais se agrupam para aguardar atendimento de consultas médicas, de enfermagem, atendimento social e também cuidados de assistência tais como: curativos, aferição de pressão arterial (PA) e outros.
Nesse espaço as pessoas se encontram e na maioria das vezes ocorre a troca de experiências vividas entre elas. Ocasião oportuna onde os profissionais desenvolvem prática educativa/preventiva em saúde e cidadania, direcionada ao público que aguarda atendimento.
Assim aconteceu no dia 10/08, eventos ministrados pela equipe de enfermagem e assistência social do hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, abordando os seguintes temas em Salas de Espera:


Auxílio-doença:

A assistente social Makzya, informou aos presentes sobre a importância de se conhecer os benefícios que o cidadão tem direito e como usufruir os mesmos. Nesse momento foi discorrido sobre o benefício auxílio-doença, que é concedido ao trabalhador, assegurado pela Previdência Social, quando o mesmo fica impedido de exercer suas atividades laborais por mais de 15 dias por motivo de doença ou acidente. Destacou um ponto muito importante e que muitas vezes o cidadão não está devidamente informado: para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses. A assistente pontuou ainda que para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social. O auxílio-doença deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e/ou volta ao trabalho.



Hábitos saudáveis:

A enfermeira Natane Rios interagiu com os pacientes discorrendo sobre qualidade de vida. Para um indivíduo ter uma boa qualidade de vida é fundamental a busca de hábitos saudáveis. Estes, não devem ser feitos esporadicamente, mas sim com frequência (por toda vida). A adoção destes hábitos saudáveis tem por objetivos a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida.

Principais hábitos saudáveis:
Alimentação balanceada, nutritiva e de acordo com as necessidades de cada organismo; Prática regular de atividades físicas; Atividades ao ar livre e contato com a natureza; Não ter vícios (álcool, cigarro e outras drogas); Buscar se envolver em atividades sociais prazerosas e construtivas; Controlar e, na medida do possível, evitar o estresse; Valorizar a convivência social positiva; Estimular o cérebro com atividades intelectuais (leitura, teatro, etc); Buscar ajuda de profissionais da saúde quando apresentar doenças ou problemas psicológicos.

Importante:
 - Antes de começar qualquer tipo de atividade física, busque orientação médica.







Comentários