AÇÃO 'HDLEM NA COMUNIDADE' MARCA O DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES

Na última segunda-feira (21/9) o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães (HDLEM), realizou ação social em conjunto com a AMPED (Associação Mairiense de Pessoas com Deficiência). O evento realizado no Centro Cultural de Mairi marcou o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, integrando o projeto “HDLEM na Comunidade”.
Na ocasião, foi disponibilizado para o público prestação de serviços de saúde como: Consulta de orientação nutricional, segundo o perfil e peculiaridades das pessoas com deficiência; Realização de exames laboratoriais; Verificação de pressão arterial; Orientação quantos aos serviços prestados no hospital. Assim como palestras, dinâmicas, orientações e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência foram promovidas pela direção da AMPED.

Sobre a AMPED

A AMPED (Associação Mairiense de Pessoas com Deficiência) é uma ONG (Organização Não Governamental), sem fins lucrativos, fundada em 2009, com a missão de contribuir para inclusão social de pessoas com deficiência, envolvendo também seus familiares e demais pessoas da comunidade. O trabalho desenvolvido pela associação abrange a disseminação dos direitos das pessoas com deficiência (através de fóruns, palestras e reuniões nas comunidades), realização de atendimento ao público - tais como encaminhamentos aos órgãos municipais e estaduais - bem como participação em encontros e movimentos de pessoas com deficiência no estado da Bahia.

Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes

Em 1982, no encontro nacional das entidades realizada em São Bernardo do Campo, foi instituído o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes (21 de setembro), por sugestão do MDPD (Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes) e com decisivo apoio da FCD (Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes) e ACDP (Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência).  Como justificativa para a escolha do dia 21 de setembro, foi lembrado o fato daquele encontro estar sendo realizado na primavera e proximamente ao Dia da Árvore, o que simboliza o nascimento das reivindicações de cidadania e de participação plena de todas as pessoas com deficiência em igualdade de condições com as pessoas não deficientes. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.  










Veja mais fotos!

Comentários