NOVEMBRO AZUL: CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PROSTATA

No mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães, através da equipe multidisciplinar desenvolveu ações para alertar aos usuários, principalmente o público masculino sobre a doença que, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é o segundo câncer mais comum entre os homens.
Através de Sala de espera a enfermeira Tatiane Fernandes realizou palestra (12/11) que abordou a importância da prevenção do câncer de próstata. Orientações para prevenção e os exames periódicos foram destaques na palestra realizada para o público que aguardava atendimento. A enfermeira pontuou ainda que os métodos de prevenção ainda são encarados de forma preconceituosa pelos homens, devendo ser desmistificado, pois é através deles que a doença pode ser detectada.
O HDLEM também participou de evento na igreja Presbiteriana de Mairi (25/11), onde o médico Jesualdo Lima Junior palestrou sobre o tema. O doutor destacou que o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, e que a doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. O publico presente participou fazendo perguntas e relatando experiências sobre a doença.

Origem do movimento Novembro Azul

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, denominado Movember, cujo nome tem origem na junção das palavras inglesa, moustache (bigode, em português) e november (novembro, em português), cujo objetivo é sensibilizar e conscientizar o público masculino em relação aos cuidados preventivos e à importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, tornando-se oficial o dia 17 de novembro como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, a campanha ganhou destaque em 2002, tornando-se referência na missão de orientar os homens a cuidarem melhor da saúde. O Novembro Azul foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao urologista e à realização do exame de toque.





Comentários