SEMANA INTERNA DE PREVENÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO (SIPAT 2023) É REALIZADA

Entre os dias 17 e 20 de outubro foi realizado na unidade a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2023. O evento desenvolveu a consciência e orientou os profissionais do HDLEM a respeito da importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A SIPAT tem como objetivo do estimular o trabalhador ao autocuidado e ao cuidado mútuo. Criando uma atitude vigilante no funcionário, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo a tona um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho.

Nos quatro dias de evento foram trabalhados temas voltados à segurança do trabalhador, onde profissionais convidados mediaram palestras de conscientização.

No primeiro dia (17/10), pela manhã, a enfermeira Rebeca Oliveira conscientizou os presentes sobre o cuidado do uso da máscara cirúrgica para os profissionais de saúde. À tarde, as profissionais Fábia Cerqueira (Psicóloga e Residente em Saúde da Família) e Bruna Carvalho (Cirurgiã-dentista e Residente em Saúde da Família) voltaram os olhares ao tema “A saúde do trabalhador”.

No segundo dia (18/10), pela tarde, o profissional de Educação Física e Residente em Saúde da Família, Matheus Borges abordou o tema “Prevenção de doenças ocupacionais”.

No terceiro dia (19/10), pela trade, com a presença de alguns cipeiros e colaboradores, Elisnanda e Orlanete (representantes CIPA) mediaram dinâmica dos EPI’s.

No quarto dia (20/10), pela tarde foi abordagem a importância do descarte e manuseio correto do material biológico, pela enfermeira Natane Rios, bem como o encerramento da SIPAT 2023.

Ademais, estiveram expostos no hall da pediatria da unidade, ao logo do evento, stand sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e suas finalidades e vídeo de evacuação de emergência.

            É a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) e o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) trabalhando em conjunto em prol da segurança dos colaboradores do Hospital de Mairi.

Confira abaixo os registros do evento.

Registros do primeiro dia (17/10/2023)






Registros do segundo dia (18/10/2023)







Registros do terceiro dia (19/10/2023)





Registros do quarto dia (20/10/2023)









Comentários